03 de Dezembro de 2025

icon-weather
«
Perachadoo

Cidade Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 17:47 - A | A

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 17h:47 - A | A

Meio Ambiente e Clima

Cáceres sedia a 1ª COP Pantanal e projeta a voz do bioma para o mundo

Evento reúne cientistas, comunidades e autoridades para criar a “Carta do Pantanal”, documento que será levado à COP30, em defesa da água, da vida e da resistência do bioma

Redação Pé Rachado
Cáceres-MT
[email protected]

Sob o calor das águas pantaneiras, Cáceres abriu as portas para um encontro histórico: a primeira COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima. Entre os dias 10 e 12 de novembro, pesquisadores, indígenas, ribeirinhos e ambientalistas se reuniram para discutir o futuro do maior planalto alagável do planeta. A proposta é simples, mas poderosa — fazer o Pantanal falar por si e ocupar espaço na agenda global do clima.

No palco do evento, o som dos berrantes se misturou à ciência e à mística do território. Fóruns do Fogo e das Águas trataram da seca, das queimadas e da gestão dos rios, enquanto crianças e jovens participaram da COP Pantanal Mirim. O resultado será a Carta do Pantanal, um documento com compromissos e propostas que seguirão rumo à COP30, em Belém, representando o coração da planície.

Idealizada pela Unemat e pelo IFMT, a conferência marca um passo inédito na união de saberes tradicionais e acadêmicos. “É hora de o Pantanal ser ouvido”, resumiu uma das coordenadoras. E, entre debates e rituais, ecoou o mesmo pedido de sempre: que o bioma, tantas vezes queimado e esquecido, seja enfim reconhecido como guardião do equilíbrio climático da América do Sul.

Comente esta notícia

(65) 3030-4040 / (65) 9 9090-8080
Rua Nome da Rua, 1000, Nome Bairro, Cuiabá / MT
Perachadoo
instagram youtube