03 de Dezembro de 2025

icon-weather
«
Perachadoo

Geral Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 15:30 - A | A

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 15h:30 - A | A

Investigação no Congresso

Oposição retoma coleta de assinaturas para CPI sobre contratos da COP30 com a OEI

Deputados querem apurar supostas irregularidades em contratos milionários firmados sem licitação com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a realização da COP30 em Belém.

Redação Pé Rachado
Brasília-DF
[email protected]

A oposição na Câmara dos Deputados voltou a coletar assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar contratos do governo federal com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) na preparação da COP30, marcada para 2025, em Belém (PA). A iniciativa é liderada pelo deputado Zucco (PL-RS), que aponta possíveis irregularidades nos acordos celebrados sob o modelo de cooperação internacional, sem processo licitatório.

O requerimento protocolado pelo parlamentar alega que os contratos, firmados desde janeiro de 2023, somam mais de R$ 524 milhões e envolvem serviços de montagem, hotelaria e logística, com cobrança de taxas administrativas. O caso já está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que apura suspeitas de sobrepreço, falta de transparência e pagamentos antecipados. Zucco classificou o episódio como “escândalo” e afirmou que a CPI é necessária para “revelar quem lucrou com esse modelo de cooperação fajuto”.

De acordo com a oposição, o requerimento já possui cerca de 100 assinaturas e deve ganhar força com o avanço das apurações no TCU. A proposta também cita recursos previstos no orçamento federal de 2025, que destina mais de R$ 39 milhões à OEI. Caso instalada, a CPMI deverá investigar a participação de órgãos públicos e eventuais vínculos funcionais entre gestores e a entidade internacional.

Comente esta notícia

(65) 3030-4040 / (65) 9 9090-8080
Rua Nome da Rua, 1000, Nome Bairro, Cuiabá / MT
Perachadoo
instagram youtube